sexta-feira, 11 de maio de 2012

À conversa com... Maria João Lopo de Carvalho

      Como foi anunciado, no dia 8 de Maio tivemos a visita da escritora Maria João Lopo Carvalho. Durante uma hora e meia vivemos uma aventura fantástica. Os alunos apresentaram à autora uma "nuvem" de palavras em torno da palavra "mãe", construída em parceria com a Professora Bibliotecária e leram os textos escritos nas aulas de Língua Portuguesa, inspirados no livro "A minha mãe é a melhor do mundo". Em seguida, seguiram-se as perguntas da praxe. E foram todas muito inteligentes! Algumas curiosidades sobre a vida da escritora e outras sobre a sua obra, em especial sobre os livros e a temática da coleção "7 irmãos", escrita em parceria com a autora Margarida Fonseca Santos.
       Seguiu-se uma interessante apresentação da escritora Maria João que divertiu e encantou os alunos. Contou muitas histórias engraçadas, interagiu com os jovens e, de uma forma motivadora, falou sobre a vida dos 7 irmãos da coleção do mesmo nome. A visita foi finalizada, como não podia deixar de ser, com uma sessão de autógrafos. Mas não foi só a autora que autografou os livros! Os alunos e as professoras responsáveis também autografaram a imagem da "nuvem de palavras" e ofereceram-na à Maria João, como recordação da visita.
       Então, espreitem a reportagem fotográfica, leiam os textos lindos que os alunos escreveram e vejam a nuvem carinhosa com que os jovens homenagearam as mães...
       Em breve, publicaremos os comentários que os alunos fizeram sobre esta tarde bem emociante, na EB José Ferreira Pinto Basto.
       Bem haja, Maria João! Parabéns a todos os alunos e professores que participaram na visita.









Alguns comentários dos alunos à visita:



Gostei muito da visita da escritora Maria João Lopo de Carvalho. Foi divertido conversar com ela! Foi uma experiência divertida e única!
                                                                                      Luísa Furão, 5ºA

Eu  gostei muito que a escritora cá viesse, achei que ela era muito divertida e simpática!! Os livros que ela escreve são muito interessantes .
Eu achei mais gira a coleção dos 7 Irmãos que ela escreve com outra escritora. Essa escritora com quem ela escreve chama-se Margarida Fonseca Santos. Foi uma experiência muito interessante!!
                                                                                                Sara Viegas, 5ºA

Achei muito interessante a visita da escritora Maria João Lopo de Carvalho.
Adorei quando ela falou da coleção “Sete irmãos”, pois tem muito a ver connosco e ensina grandes lições de vida!
Estou ansiosa para ler a coleção toda, e para ver o filme (“Sete irmãos”) que a escritora disse que ia dar na televisão.
Também gostei muito do livro “A minha mãe é a melhor do Mundo”.
Gostei muito desta visita pois, na realidade, nunca tinha estado com uma escritora.
                                                                                                  Ana Jorge, 5ºA


Obrigado Maria João Lopo de Carvalho!
Por ter acordado muito cedo, e ter vindo visitar-nos.
Estivemos muito ansiosos pela sua chegada.
Eu acho que correu muito bem.
Espero que também tenha gostado da nossa apresentação.
Gostei como veio vestida.
Eu acho que está a ir por um bom caminho, por escrever muitos livros com a sua amiga Margarida Fonseca Santos. Principalmente os 7 irmãos. Prometo que vou ler muito, mas muitos livros decentes. Desejo-lhe as melhoras!!! E espero que nos venha visitar mais. Tenho sempre espaço para um bom livro.
                                               Matvei Vladimirovitch Omeltchenko, 5ºD 



Na minha opinião, a escritora Maria João Lopo de Carvalho é muito divertida, porque quando fala connosco, tem o mesmo tipo de linguagem. A mim parece-me que gosta de trabalhar com Margarida Fonseca Santos.
E adoro os seus livros. Nunca os li, mas o modo como falou deles parecem muito interessantes.
                                                                                   Beijinhos da Andreia Rodrigues, 5ºA




Antes da chegada da escritora, estava um bocado nervoso pois pensava que fosse muito séria, e que só respondesse às nossas perguntas. Quando chegou e foi a minha vez de ler o texto estava um pouco envergonhado. Mas quando acabei  de ler e a escritora me dirigiu a palavra, eu fiquei aliviado e calmo e assim comecei a fazer as perguntas que me vieram à cabeça, mas também as que tínhamos escolhido na sala de aula e a escritora respondia a tudo o que lhe perguntava de uma forma normalíssima.
Penso que foi supersimpática connosco e acho que nos deveria vir visitar mais vezes. Até fez um teatro: eu fazia de Miguel e uma colega minha fazia de Rita, tal e qual ao livro que ela e a sua colega Margarida Fonseca Santos escreveram a quatro mãos: os 7 irmãos.
Contou-nos a sua história como escritora e, neste momento, para sempre eu vou dizer que esta escritora foi a melhor que conheci!
                                                                                                                Miguel Ribau, 5ºA




Sem comentários: