sábado, 3 de março de 2012

Mês da leitura 2012

Programa


Promover a leitura 
Eu leio...


 



Oficina de marcadores
Uma forma diferente de promover os livros: criar e construir, pelas próprias mãos, um marcador que assinale a página do reencontro com a leitura... 




História a várias mãos
Três histórias criadas com base num excerto das obras de Álvaro Magalhães "Um menino chamado menino" e "A ilha do chifre de ouro". De mão em mão (de turma em turma) se criaram as obras. Parabéns aos alunos dos 5º, 6º e 3º ciclo e aos professores de Língua Portuguesa que os guiaram nesta aventura.





Histórias em várias línguas
Esta atividade tem por objetivo conhecer outras culturas, outras tradições. Por isso, se deu lugar, não só, às línguas lecionadas na escola, mas também a outras que, neste momento, estão presentes no nosso quotidiano, através de alunos provenientes de outros países. É o caso de um aluno de origem russa, outra irlandesa e muitos outros que não participaram. Tivemos, ainda, a colaboração da nossa assistente comenius, professora de matemática, proveniente da Turquia. Ora espreitem...

Visita do escritor António Mota
Os alunos do 6º ano, das turmas A e C tiveram a grande oportunidade de conhecer o autor das obras que tinham lido e analisado nas aulas de Língua Portuguesa, nomeadamente, "Pedro Alecrim" e "O rapaz de Louredo". Foi sobre um dos capítulos desta última que os alunos resolveram fazer uma dramatização, representando uma cena do circo que foi à aldeia, sobre a orientação da Professora de Língua Portuguesa, Adelaide Agostinho. O escritor gostou muito do trabalho dos alunos e estes adoraram conhecer uma pessoa tão simples e com tanto valor. As suas palavras e as referências que fez, foram uma grande motivação para os alunos lerem mais alguns dos seus livros e, mal tiveram oportunidade, correram à biblioteca para  os procurar e requisitar. Parabéns.

Ílhavo a ler+
Atividade concelhia semelhante ao Concurso Nacional de Leitura, mas que abrange todos os ciclos de escolaridade. É constituída por duas fases, uma a nível de escola e outra a nível concelhio, realizada na BMI. Os alunos do 3º ciclo têm acesso ao concurso nacional. Nas imagens, podem ver-se as provas concelhias das três alunas dos dois ciclos da EB José Ferreira Pinto Basto. Podem ver-se, ainda, as claques acompanhantes em atividade, enquanto as colegas realizavam a prova escrita. Parabéns.


Sem comentários: