domingo, 11 de dezembro de 2011

"À descoberta de... Álvaro Magalhães"


No dia 9 de Dezembro procedemos ao encerramento da Feira do Livro 2011 e à desmontagem da mesma. Venderam-se muitas obras (menos do que nos anos anteriores) e os alunos divertiram-se a ler e a descobrir os títulos, novinhos em folha.

Antes da desmontagem, porém, ainda aconteceu uma atividade divertida. Os alunos do 6ºB tiveram a oportunidade de conhecer, com mais profundidade a biografia e as obras de Álvaro Magalhães e, em particular, a divertida coleção "Crónicas do Vampiro Valentim". Esta atividade foi dinamizada pela Professora Paula Agualuza e pela Bibliotecária da BMI, Drª Inês Vila, com o trabalho prévio de motivação da leitura da obra, Professora Joana São Marcos, Professora da turma. Infelizmente, não tirámos fotos. O entusiasmo foi tanto, que ninguém se lembrou de registar as imagens. No entanto, para vos motivar a ler esta divertida aventura, aqui ficam umas dicas que usámos para desenvolver o trabalho da sessão.

valentim

More PowerPoint presentations

Esta turma vai continuar a explorar e a fazer trabalhos sobre a obra deste autor e o trabalho final culminará com a visita do mesmo, em data a anunciar. 
Leiam, vão gostar. Aqui fica a capa e a sinopse do 1º volume desta fantástica coleção.


 
Valentim começa o seu Diário, onde descreve os primeiros dias de vampiros nem por isso de toda a família, que vive escondida em Vivalma, no sótão da velha casa de campo. No Porto, Adolfo Mil-Homens, caçador de vampiros, fica na pista deles e, entre alhos e estacas de madeira, prepara a sua expedição de caça. Entretanto, a casa de campo dos Perestrelo é vendida pelo herdeiro, o tio Basílio, e vai ser demolida. Pior ainda: Mil-Homens chega a Vivalma, com o seu ajudante Medronho, e procura o jazigo deles no cemitério, enquanto canta: "Ah, caçar, caçar, caçar, / Há caça por todo o lado / e é preciso caçar / o que ainda não foi caçado."

Sem comentários: