sábado, 21 de março de 2009

21 de Março




e o resultado...


... A biblioteca feita flor pelas mãos da nossa funcionária, alguns alunos e professores e uma árvore repleta de folhas verdes de poesia...

Alunos, professores e funcionários tornaram-se estrelas da poesia...



Para homenagear a árvore, a Coordenadora da BE contou uma história ao 6ºF, no dia 23 de Março, logo pela manhã. A história, ou por outra, uma lição de vida, chamava-se "A árvore generosa" de Shel Silverstein, foi ouvida e vista.









Ao mesmo tempo que ia sendo narrada era
projectado o filme animado das ilustrações
do livro.




No fim, os alunos foram convidados a escrever uma palavra ou uma frase que testemunhasse o sentimento que aquela história tinha despertado neles e, de seguida, fizemos um debate das ideias expostas.

e o resultado...
... foi simplesmente fantástico! Os alunos entenderam muito bem a profundidade da história e chegaram à conclusão que a situação da árvore generosa se comparava a situações reais de ingratidão para com os pais, professores e amigos. Parabéns ao 6ºF. Para terminar, cada um escreveu uma frase generosa dirigida a quem quisessem. Aqui ficam:




O que a história despertou…


As árvores nascem e renascem. João Conde

Guarda a tua árvore. Guarda-a com AMOR! Fernando Oliveira

Generosidade. Alegria. Paz. Lúcio Pereira

A árvore era muito generosa e deu tudo o que podia, até o seu próprio tronco. João Pedro

Amor pelas plantas. Daniel

Uma árvore é um sonho, mas está acordado. Beatriz Viana

Generosidade e amor. Cindy

A árvore era muito generosa. Deu ao menino tudo o que tinha até ao último tempo. Inês

A floresta é um local que devemos conservar e tratar com muito carinho. Alexandra

As árvores são bastante generosas. Devemos protegê-las. Miguel Picado

Amigos até ao fim da vida, até que a morte nos separe. Diogo Morais

Esta história, para mim, diz-me que as árvores são importantes e dão-nos toda a alegria que têm. André Neto

Amor e companhia. Valentina

Amor e carinho. Daniela Almeida

As árvores dão-nos tanto, não as desiludamos, cuidemos delas com amor e carinho. Elas são a vossa casa, a nossa vida. Clara Oliveira (Professora de Língua Portuguesa da turma)

Mensagens generosas para alguém ou… para o mundo!

Sejam generosos para as árvores, são nossas amigas! Não as destruam. Elas dão-nos muita coisa, como o amor, carinho, frutos, oxigénio, alegria… Daniela Almeida

Eu não posso dar-te nada, mas posso dar amor e carinho. Alexandra

Em qualquer altura já sabes: eu estarei aqui para dar algum conforto e alguma alegria. Eu te receberei… Fernando Jorge

As pessoas não podem cortar as árvores, porque elas fazem muita falta em todo o mundo. João Conde

Amo tudo e todos. Daniel

Dava-te amizade, carinho, brinquedos, jogos… João Morgado

Podes tirar-me tudo, até a minha vida. Dou-ta de boa vontade. Beatriz Viana

Acho que deviam cuidar mais das árvores. Não as cortem mas sejam amigos delas. Inês

Cuidem bem de nós porque nós damos tudo o que temos. André Neto

Não nos cortem. Abracem-nos e sintam a nossa energia. Cindy

Obrigado por tudo. Agora está na hora de eu te retribuir o que me deste. Miguel Picado

Quando precisares de companhia, vem ter comigo e eu estarei aqui, em qualquer lugar e em qualquer sítio. Mesmo que já seja idosa não te esqueças de mim, porque cada vez tenho mais experiências para te contar. Valentina

Aproveitem a vida ao máximo, até que chegue a hora do adeus. Diogo Morais

Dá, dá sempre, sem esperar recompensa. O teu melhor presente será o sorriso e alegria do outro. Clara Oliveira (Professora de Língua Portuguesa da turma)

3 comentários:

Anónimo disse...

deve ser uma boa historia

Anónimo disse...

És fabulosa, Paulinha!

Filipe.EMRC disse...

...Se as folhas fossem mesmo verdes, e se a árvore fosse uma verdadeira árvore de madeira e seiva... os nossos alunos e restante comunidade educativa eram, mestres co-criadores com Deus de um mundo melhor...

Para todos os meus parabéns! O importante é sentir que fazemos parte deste plano salvador onde todos podem ser Filhos de Deus, e são-no.