domingo, 11 de maio de 2008

Eu li...

História de Uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar de Luís Sépúlveda

Esta é a história de Zorbas, um gato grande, preto e gordo.
Um dia, uma formosa gaivota, apanhada por uma maré negra, deixa ao seu cuidado, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr. Zorbas, um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que, nesse momento dramático, se vê obrigado a aceitar: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Claro que, nestas duas missões, não estará sozinho; ele contará com a ajuda dos amigos Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello, dado que as tarefas não são fáceis, sobretudo para uns gatos mais habituados a fazer frente à vida dura do porto, do que a criar uma gaivota.

Eu gostei muito deste livro, sobretudo pelo facto do gato Zorbas ter sido incumbido de criar uma gaivota (a Ditosa) e de ter conseguido ensiná-la a voar. Além disso, através da leitura desta obra, podemos aprender muito acerca da vida dos gatos (desde as dificuldades nos portos até aos problema ambientais a que estão sujeitos).
Aconselho este livro a quem gostar de fábulas, até porque tem uma moral: Que só voa quem se atreve a fazê-lo!

Rita Bastião, nº17, 9ºB

1 comentário:

Anónimo disse...

Só queria dizer que achei muito interessante a ideia de se poder uscrever comentários sobre livros que lê-mos! É uma grande iniciativa para a escola e para o blog desra! :D