segunda-feira, 17 de março de 2008

O Perfume, A História de um Assassino de Patrick Süskind

É um livro estranho e arrebatador. A forma como descreve a personagem, sem sequer uma tentativa de suavizar a sua descrição ou a sua personalidade. Mostra até que ponto o mundo dos odores nos influencia e demonstra, de uma forma talvez um pouco rude, que há pessoas sem escrúpulos e capazes de tudo pelos seus sonhos.
É um livro marcante, apesar de demorar algum tempo até demonstrar o seu brilhantismo.



O Voo do Dragão de Anne McCaffrey

É um livro fascinante que, depressa, nos leva a embrenharmo-nos nele. Deixa-nos na expectativa de saber como se irão resolver os enormes problemas que lhes impedem o caminho, e as soluções destes são absolutamente espectaculares. Mostra que lá por as coisas caírem em descrédito e parecerem inúteis, existem porque foram, são ou serão necessárias.





O Hobbit de J.R.R. Tolkien

É um livro muito cativante e agradável, tendo todas as qualidades necessárias e mais algumas para ser um digno prelúdio d' O Senhor dos Anéis. Mostra como uma criatura aparentemente insignificante e inútil ganha prestígio e respeito através dos seus actos.






O Codex 632 de José Rodrigues dos Santos

É um livro fascinante e que nos prende até à última página. A maneira como as peças se vão juntando com o desenrolar da história é de uma habilidade fantástica. Faz-nos ver como o orgulho pelas origens nos pode influenciar, levando-nos a mentir e a ocultar factos universais para preservar a sua honra. Retrata também a perspectiva adulta da culpa, da mentira e do adultério. Gostei muito do desfecho do livro, pois é muito original e sugestivo.



O cantor do vento William Nicholson

É um livro fascinante, que mostra todas as consequências negativas de viver numa sociedade demasiado estratificada e cheia de preconceitos, que levam à falta de liberdade. Mostra também, que para tudo há uma solução, desde que não paremos de tentar. Tem um final vulgar, no entanto, enriquecido com pormenores inesperados que dão ao livro um desfecho interessante.



Daniela Oliveira 8ºA nº5

1 comentário:

ana disse...

Parabéns,Daniela! Tens lido bastante e os teus comentários são muito bons. De certeza que os resultados das tuas leituras vão ser positivos.