terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Classificações - Ílhavo a ler+ - 1ª fase

Ílhavo a ler +
Na última semana de janeiro, sessenta alunos do nosso agrupamento, ao nível do 1º ciclo (4º ano), realizaram a prova do concurso Ílhavo a ler +. Do nosso Centro Escolar ficou apurado o aluno Nuno Ferreira para a 2ª fase. Parabéns, Nuno!
A 2ª fase ocorrerá em março, mês da leitura, no espaço da Biblioteca Municipal e concorrerão alunos dos outros agrupamentos do concelho.
Nesta 1ª fase a obra trabalhada foi "O livro que falava com o vento e outros contos" de José Jorge Letria e na 2ª fase a obra é "Pinguim" de António Mota. 
Esta atividade visa promover a leitura e a compreensão leitora e tem envolvido, de ano para ano, mais leitores, ao nível do 1º ciclo.

domingo, 22 de janeiro de 2012

História a várias mãos

A nossa história a várias mãos, este ano, circunscreve-se na atividade "À descoberta de Álvaro Magalhães", sendo o parágrafo inicial o do livro O circo das palavras voadoras, de Álvaro Magalhães. 
A história já percorreu várias turmas do Centro Escolar e está a ficar muito interessante e original. 
Pode consultá-la AQUI, embora ainda numa fase embrionária.
Trata-se de uma história coletiva, feita em atividade de promoção de leitura, no espaço da biblioteca escolar.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

À conversa com... Afonso Cruz

Hoje, dia 20 de Janeiro, as turmas A e B do 8º ano da EB José Ferreira Pinto Basto tiveram a oportunidade de conhecer e falar com Afonso Cruz, escritor, ilustrador, músico, realizador de cinema... Foi muito interessante descobrir o mundo fantástico deste autor onde a criatividade e a imaginação imperam em todas as atividades por ele desenvolvidas. Em breve, os alunos apresentarão os seus próprios comentários, mas estamos convencidos que os seus horizontes se alargaram. Pelo menos, ficou-lhes no ouvido nomes de muitas obras e escritores clássicos de grande valor literário que terão um dia a curiosidade de ler... Segue-se a apresentação que fizeram na BMI, muito apreciada pelo autor.

Trabalho dos alunos do 8ºB - biografias de escritores citados por Afonso Cruz no livro "Os livros que devoraram o meu pai" - e comentários dos alunos sobre a visita.

Open publication - Free publishing - More biografias







Adorei conhecer um pouco Afonso Cruz. Achei-o uma pessoa muito interessante, sabe interagir com as pessoas, fala muito bem. Adorei como ele incorpora coisas simples do dia-a-dia nos seus livros. Havia partes em que parecia que ele estava a falar diretamente com cada um de nós. Sempre pensei que fosse um pouco mais velho, adorei também o aspeto. Na nossa idade é fácil gostar de um estilo assim. A história da vida dele tem os seus pontos fortes, como qualquer uma. Fiquei com vontade de saber mais, e mais e mais e mais... despertou o meu interesse, o que é raro acontecer! Fica sempre aquele bichinho por saber se ele escreve um pouco antes de dormir, ou se toca, ou até se faz o famoso borrego... nunca, se sabe, certo? Até pode ser que o veja na rua, por acaso. Vou acreditar que sim.
Eva Santos

Gostei muito da visita do escritor Afonso Cruz. Acho que é uma pessoa muito criativa, tanto na escrita, como nas suas ilustrações.
Também gostei muito do nome que deu à sua banda e pela sua originalidade em escolhê-lo. Uma coisa em que reparei, é que Afonso, vê a vida de uma forma positiva e isso é muito bom.
Joana

Gostei muito desta atividade... acho que atividades do género se deveriam continuar a concretizar.
A juventude hoje em dia tem uma imagem muito má de um escritor mas este é diferente ( super simpático , usa vocabulário que não é típico de um escritor )
Afonso Cruz é uma estrela
Filipe Senos

O encontro com o escritor Afonso Cruz pode resumir-se numa palavra: fantástico! Tem um enorme jeito com as palavras e sabe como utilizá-las. Acho que este encontro foi bom para ambos, aprendemos muito com esta visita. Pelo menos falo por mim quando digo que também recebi a mensagem que nos queria transmitir.
Ana Silva

Gostei imenso de conhecer o escritor Afonso Cruz. 
Quando a professora disse à turma que íamos ter um encontro com Afonso Cruz, pensei logo que seria uma seca. Pensei que ele era mais velho e que não ia dizer nada que cativasse a minha atenção, mas afinal gostei muito de ouvi-lo falar. A cada pergunta a que ele respondia falava muito, mas nunca fugia do ponto de partida. Penso que se fosse outro escritor não tinha tido tanto cuidado a explicar-nos da maneira como Afonso explicou para que nós conseguíssemos entender. Gostei muito do encontro. 
Ana Filipa

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

À conversa com Claudio Hochman e João Vaz de Carvalho

Uma tarde de sábado bem passada na Biblioteca Municipal de Ílhavo! O autor e o ilustrador de "Saudade, um conto para sete dias" conversaram e responderam às perguntas do público presente. Entre este público estavam alguns alunos do 7ºB da nossa escola que encantaram os autores. Além das inteligentes perguntas que fizeram, dramatizaram esta obra e saíram-se muito bem! Parabéns.