segunda-feira, 25 de maio de 2009

À conversa com Inês Botelho

Hoje dia 25 de Maio, recebemos a visita da jovem escritora Inês Botelho. Após uma breve apresentação dos livros que compõem a trilogia "O ceptro de Aerzis", a autora respondeu a muitas perguntas dos alunos do 9º ano que participaram na visita. As respostas foram muito esclarecedoras, não só em relação às suas vivências enquanto escritora, mas também muito instrutivas no que diz respeito ao conceito de felicidade, enquanto jovem. Pensamos que os alunos aprenderam alguma coisa e ficaram motivados para ler e escrever, um pouco mais...

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Visita da jovem escritora Inês Botelho



No próximo dia 25 de Maio, vamos receber a jovem escritora Inês Botelho. Apenas com 22 anos, já escreveu quatro livros: a trilogia "O ceptro de Aerzis" e "Prelúdio".

"Ailura teve uma infância repleta de contos de fadas, elfos e duendes, de todo um mundo mágico e maravilhoso. Mas, como todas as crianças, cresceu e, lentamente, esqueceu esse mundo encantado, até que deixou de acreditar que a barreira que separa o nosso mundo dos sonhos e do maravilhoso não é mais espessa que o próprio ar."






"Mais uma vez as Terras da Luz estão em perigo, Morgriff recuperou novamente as suas forças e invadiu a cidade de Omnirion. A única esperança do Povo da Luz é Galaduinne, a filha de Ailura e Edínmtor, que se refugiou em Brumívium onde, com a ajuda da Senhora da Noite e das Brumas e das sacerdotisas de Névila, aprenderá os segredos da noite e preparar-se-á para defrontar Morgriff."





"Passaram-se seis anos desde que Iruvienne se tornou Rainha das Terras da Luz. Aran regressa das Terras Brancas e com ele vem o príncipe Legonon. Tudo parece correr bem, até que Iruvienne volta a sonhar com a aranha e o homem com cabelos como serpentes… Porque terá voltado esta Visão? E qual o seu significado? Estará a resposta a este mistério algures nas Terras do Norte? Chegou a altura de Iruvienne viver a aventura que sempre desejou. Mas será que ela está preparada para o que vai encontrar?..."



"Prelúdio é uma obra ritmada no silêncio introspectivo das suas personagens e na
musicalidade de uma escrita envolvente e inebriante. A vida corre por estas linhas prenhe de indecisões, ternura e uma infinidade de tonalidades. Os protagonistas redescobrem-se e reinventam-se, despindo camada após camada, interligando as suas histórias. Alguns sonhos esvaem-se, outros nascem. Fica a certeza do correr do tempo."




Duas turmas de 9º ano estão a preparar a visita. No entanto, todos podem adquirir as obras de Inês Botelho, com desconto de feira, na Biblioteca. Podes participar e pedir um autógrafo à escritora. É um bom exemplo para seguirem. É bom ler, é bom escrever!

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Hora do conto 09

E... mais uma visita! Desta vez à EB1 e Jardim de Infância da Presa-Légua, onde a Professora e escritora Adelaide Ferreira contou, da sua autoria, a história do "João Maroto". Vamos ver!

Hora do conto 09

A Hora do Conto na EB1 da Senhora do Pranto contou, uma vez mais, com o talento da Professora Adelaide Ferreira. Os alunos deliraram com "O Conto da Primavera" da autoria da referida escritora. Eis algumas imagens elucidativas.

Hora do conto 09

Mais uma hora do conto, na EB1 da Gafanha de Aquém. A Professora Adelaide Ferreira contou "Abraços e beijinhos" de Christophe Loupi



Abraços e beijinhos para todos!!


quinta-feira, 14 de maio de 2009

As lições

Ensinaram-me a falar

aprendi a escrever.


Ensinaram-me a escrever

aprendi a falar.


Ensinaram-me a ler

aprendi a ver.


Ensinaram-me a ouvir

aprendi a calar.


Ensinaram-me a pedir

aprendi a dar.


Ensinaram-me a comprar

aprendi a ter.


Ensinaram-me a beber

aprendi a rir.


Ensinaram-me a fugir

aprendi a ficar.


Ensinaram-me a aprender

aprendi a ignorar.


Ensinaram-me a amar

aprendi a criar.


Ensinaram-me a viver

aprendi a morrer.

Ensinaram-me a estar só

aprendi a estar.


Ensinaram-me a ser livre

aprendi a ser.


Ana Hatherly (1929- )

In Antologia da poesia portuguesa. Org. M. Alberta Meneres, E. M. de Melo e Castro. Vol. 2: 1940-1977, Lisboa, Moraes Editores, 1979, Col. Círculo de Poesia, p.76-77

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Cuidados a ter com os livros

No dia 23 de Abril, Dia Internacional do Livro, a palavra de ordem foi: tratar bem os livros!

Para o efeito, construímos um vídeo e elaborámos um marcador para oferecer aos leitores




quinta-feira, 7 de maio de 2009

VIII Concurso Literário da Câmara Municipal de Ílhavo

O VIII Concurso Literário da Câmara Municipal de Ílhavo chegou ao fim e os prémios já foram atribuídos. Para o efeito, realizou-se uma cerimónia no Centro Cultural de Ílhavo, onde foram entregues diplomas a todos os participantes e os prémios aos vencedores, pela mão do Sr. Presidente. Todos os textos produzidos neste Concurso e nos três anteriores foram publicados num livro editado pela Câmara e oferecido a todos os participantes.


Como sempre, o Agrupamento de Escolas de Ílhavo esteve bem representado, uma vez que alguns alunos foram premiados:
Texto narrativo

- 2º Prémio: Diana Carrancho Bola, 3º ciclo (EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto)
- Menção Honrosa: Erica Ferreira de Sousa, 3º ciclo (EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto)
- Menção Honrosa: Ana Sofia Teixeira Oliveira, 1º ciclo (EB1 da Srª. do Pranto)
- Menção Honrosa: Ruben André Matias Acúrcio, 1º ciclo (EB1 do Corgo Comum)

Texto Poético

- 1º Prémio: Francisca Magalhães Vilão, 2º ciclo (EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto)
- 1º Prémio: Gordana Raluca Barb, 3º ciclo (EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto)
- 2º Prémio: Ana Samuel Raimundo Vidal Ribeiro, 3º ciclo (EB 2,3 José Ferreira Pinto Basto)

Muitos parabéns a todos!
Parabéns à Câmara Municipal pela iniciativa e pelo esforço de promoção da leitura e da escrita. Temos a certeza que estes momentos são muito importantes para os nossos jovens. Quem sabe, se a motivação fará deles bons escritores! Aguardemos.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A história de Bartolomeu, o Eco-Mosqueteiro

Fantástico trabalho do Agrupamento de Escolas de Referência para a Educação Bilingue de alunos surdos de Ílhavo. Promover a leitura e sensibilizar as crianças para uma vida mais ecológica, um exemplo de interdisciplinaridade. Leitura, divertimento, aprendizagem, conhecimento... Tudo se conjuga!

Open publication - Free publishing - More reciclagem

Clicar na seta para passar as folhas e no livro para ampliar